Exercícios para fazer e emagrecer em casa – Aeróbicos e Anaeróbicos

Com a correria dos dias atuais, as pessoas não têm mais tempo para comer de forma correta e acabam ingerindo gorduras e outras coisas que as fazem engordar, e quando elas percebem, fazem de tudo para perder peso. Para emagrecer é necessário ter muita disciplina, força de vontade, comer alimentos saudáveis e praticar exercícios físicos. E você sabia que existem exercícios para fazer em casa?

A melhor forma de emagrecer é praticando exercícios físicos em uma academia de ginástica com um personal trainer, que fará um programa de exercícios de acordo com a necessidade de cada um, no entanto, não é todo mundo que pode pagar uma mensalidade de academia, se tornando mais viável, fazer os exercícios em casa.

exercicios para fazer em casa

Exercícios para emagrecer em casa

  1. Tríceps na cadeira – Nesse exercício, só é preciso uma cadeira, e ele trabalha o ombro e os tríceps. Para fazê-lo, primeiro sente na cadeira e apoie as mãos nela ao lado do corpo e estenda as pernas. Coloque o corpo para fora da cadeira, mantendo a coluna reta, em seguida flexione e estique os braços apoiando as mãos na cadeira.
  2. Agachamento – Nesse exercício, poderá ser usado um cabo de vassoura ou pode fazer sem nada. O agachamento trabalha os músculos da coxa, os quadríceps e glúteos. Segure o cabo de vassoura com as duas mãos, ponha-o atrás do pescoço. Separe as pernas na largura dos ombros. Contraia a barriga e mantenha a coluna reta. Agache e levante sem tirar o calcanhar do chão. Os joelhos não podem passar da linha da ponta dos pés.
  3. Rosca direta – Esse exercício emagrece e também fortalece os bíceps, que são os músculos do tchau. Para fazê-lo precisará de halteres ou poderá improvisar com alguma coisa que pese, como garrafas pet cheias de água, terra ou feijão, ou o que quiser. Flexione um pouco as pernas, segure os halteres ou garrafas pet, uma em cada mão. Flexione e estenda os braços na frente do corpo, sempre deixando o cotovelo encostado no corpo.
  4. Ponte dorsal – Para essa prática deve-se usar um tapete macio ou colchonete e nela são trabalhados e fortalecidos, os glúteos, abdômen, lombar e outras partes do corpo. Deite sobre o colchonete ou tapete e ponha a barriga para cima. Flexione os joelhos, deixando os calcanhares apoiados no chão e estenda as mãos ao lado do corpo. Levante o quadril do solo e volte a posição inicial. Faça isso quantas vezes quiser.
  5. Agachamento reforçado – Esse exercício exige dois halteres ou pesos feitos com garrafas pet cheias de feijão, areia ou outros elementos. Nesse agachamento são trabalhados os glúteos, quadris e pernas. Para realizá-lo, coloque um peso em cada mão, mantenha os pés um do lado do outro, em seguida ponha um dos pés para trás e apoie apenas a ponta dele no chão e agache levantando os braços segurando os pesos.

Vídeos de exercícios para fazer em casa

Fazer exercícios em casa, é uma boa alternativa para emagrecer, manter a forma e a saúde em dia. Porém, é preciso ter muito cuidado, pelo fato de não haver um profissional auxiliando e corrigindo seus exercícios. Alguns vídeos podem te ajudar a ver a execução correta dos movimentos, separamos para vocês alguns do canal Saúde na Rotina, são muito bons, bem explicados, e unem saúde e bom humor. Mas lembre-se de parar ao sentir qualquer desconforto. Procure ajuda profissional sempre que for preciso.

Barra Fixa, Flexão e Corda em casa


Como fazer:
– Aquecimento (3 minutos com corridinhas)
– 3 séries de flexão de braço: 12 repetições;
– 3 séries de barra fixa: 10 repetições;
– 3 séries de pular corda (sem corda): 30 segundos.

Exercícios para Barrigas e Pernas em casa


Como fazer:
– Aquecimento (3 minutos com corridinhas com polichinelos)
– 3 séries de escalada: 40 segundos;
– 3 séries de abdominal infra: 10 repetições;
– 3 séries de agachamento com pulo: 10 repetições.

Como Enrijecer Bumbum e Braço em Casa

 

Esses são alguns exercícios que emagrecem e podem ser feitos em casa. É muito importante fazer alongamentos antes de começar a atividade física, pois eles esticam os músculos e evitam lesões e dores. Então faça exercícios em casa, pelo menos, três vezes na semana, adote uma alimentação saudável e tenha força de vontade, assim emagrecerá muito mais rápido.

Manter a forma hoje em dia, é o que almejam as pessoas de todas as idades e gêneros, não só para ter um corpo bonito, mas também para ter saúde, que é o mais importante. Para perder peso e ficar saudável, é preciso uma dieta balanceada, força de vontade e exercícios físicos.

Existem dois tipos de exercícios que podem ser realizados em casa, que são os aeróbicos e os anaeróbicos.

Exercícios aeróbicos, o que são? Como fazer em casa?

exercicios aerobicos em casa

Os exercícios físicos aeróbicos são aqueles que devem ser feitos por períodos longos, eles produzem energia, como o oxigênio. Com esses exercícios, nós melhoramos o condicionamento físico e o organismo funciona melhor.

Alguns exercícios aeróbicos que podem ser feitos em casa, são: pedalar, dançar e caminhar, que são ótimos exercícios, que podem ser feitos por pessoas de todas as idades e condicionamentos físicos. Esses exercícios têm como funções, o emagrecimento, o fortalecimento do coração e da imunidade, ou seja, pessoas que praticam exercícios aeróbicos dificilmente ficam doentes.

Os exercícios aeróbicos devem ser praticados todos os dias, porém, três vezes na semana já oferecem muitos resultados.

Exercícios aeróbicos para fazer em casa:

  • Caminhada – Caminhar é um exercício aeróbico essencial para a saúde e emagrecimento, e o melhor é que ele pode ser feito em casa, basta adquirir uma esteira elétrica ou um simulador de caminhada. Para aquelas pessoas que não têm condições de comprar um aparelho desses, a dica, é caminhar no quintal ou dar algumas voltas dentro de casa.
  • Pedalar – Para praticar pedalada em casa, adquira uma bicicleta ergométrica, ela não é muito cara e cabe em qualquer cômodo da casa. Esse exercício aeróbico pode ser realizado por todas as idades.

Exercícios anaeróbicos, o que são? Como fazer em casa?

exercicios anaerobicos em casaOs exercícios anaeróbicos são relacionados ao processo de respiração celular, sem a presença de oxigênio. Nesses exercícios, o metabolismo age nos músculos, durante a prática das atividades físicas.

Os principais exercícios anaeróbicos que podem ser feitos em casa, são: levantamento de peso, agachamento, flexão, pilates, yoga e abdominal. Esses exercícios devem ser feitos por aqueles que querem ganhar músculos.

As funções do exercício anaeróbico são a flexibilidade, estímulo a resistência e densidade do osso. A duração desse exercício deve ser no máximo de 1 hora e devem ser praticados até quatro vezes na semana.

Exercícios anaeróbicos para fazer em casa:

  • Levantamento de peso – Levantar pesos é um exercício anaeróbico que pode ser realizado em casa, só precisa comprar halteres, que no começo, devem ter no máximo três quilos. Para quem não pode adquiri-los, uma ótima opção, é fazer alguns halteres usando garrafas pet ou latas de alumínio, cheias de terra, feijão e outros.
  • Agachamento – Esse exercício anaeróbico pode ser feito em casa, e o bom é que não precisa de aparelho para isso. O agachamento é feito da seguinte maneira: Afaste um pouco as pernas, estique os braços para frente e comece a agachar, como se fosse sentar em uma cadeira.

Portanto os exercícios físicos são essenciais para a saúde, beleza e bem-estar de todos. Lembrando que antes de qualquer exercício é necessário fazer alongamentos para evitar dores e lesões.